31 de janeiro de 2012

O MELHOR DE DEUS ESTÁ POR VIR!




Já faz um tempo que algo tem invadido meus pensamentos. Sempre leio que o melhor de Deus está por vir. Eu creio, pois a Bíblia nos testifica: Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. (Is 64.4)” e confirma em 1 Coríntios 2:9: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam."

Parei para refletir, e acredito estar havendo alguns equívocos. Pois sempre que aparece esta afirmação: O melhor de Deus está por vir. É como se tudo que vivemos até aqui, as pessoas que de alguma forma participaram da nossa vida, fizeram parte seja de momentos alegres, tristes, de decepção, não tivessem valor algum.

Tudo que Deus faz é bom, e creio que tudo que Ele permite acontecer em nossas vidas, é bom também! Até mesmo as decepções, a dor causada por um relacionamento que não deu certo, seja ele um grande amor idealizado ou uma amizade interrompida, por projetos que foram frustrados, sonhos que não conseguimos ver realizados. Tudo isso nos transforma, é usado por Deus para nos lapidar!
O melhor de Deus nesta terra e em nossas vidas, na minha concepção já aconteceu: Foi o Plano de Salvação, executado através de Jesus Cristo. Ele venceu a morte, enfrentou a dor em meu lugar, e me deu o direito de ser “Chamada filha de Deus”.

Agora, neste momento, todos nós estamos em diferentes estágios, estamos sendo preparados para algo que vai além de relacionamentos, de ganhos ou perdas nesta vida, estamos sendo preparados para uma Eternidade, aí sim, eu creio, que o Melhor de Deus para esta Eternidade que vamos viver está por vir.

E este melhor, não tem nada haver com um novo amor, um novo carro, uma nova casa, um melhor pastor ou padre, uma melhor igreja, um melhor emprego, um melhor amigo. Isto tem haver com Santificação, com processo de mudança, com caráter aprovado. Toda perda no momento dói, mas depois ela nos faz almejar crescer, nos prepara para o próximo passo que temos que dar.
Antes de você declarar: O melhor de Deus está por vir. Peça para o Espirito Santo sondar teu coração, será que lá no fundo, não é uma forma de machucar, de mostrar para algo ou alguém que te feriu, magoou que Ele ou Ela era o pior de Deus?

Eu, após pensar muito sobre este assunto, posso dizer que tudo, tudo cooperou para o meu bem. Abandono, decepção, sonhos idealizados e interrompidos, laços quebrados, no momento em que tudo isso aconteceu doeu muito, mas hoje posso olhar para trás e agradecer a Deus por cada uma dessas situações. Elas me transformaram, elas abalaram a minha estrutura, e posso declarar que cada pessoa de alguma forma contribuiu para que Deus viesse moldar o meu íntimo.

Algumas pessoas ainda estão contribuindo, pois tenho que depender do Senhor, todos os dias, para saber o que mais Ele quer tratar em mim, através delas quando confio e sou decepcionada, quando sei que falam mal de mim sem merecer. Quando se afastam de mim por eu não conseguir atender as suas expectativas. Quando esquecem que me prometem sempre estar ao meu lado, mas basta uma pequeno deslize  acontecer que a promessa é quebrada. Tudo isso coopera para o meu bem!
E sei que enquanto eu viver, muitas outras pessoas ainda contribuirão para o meu crescimento, para que eu possa na Eternidade Viver este Melhor de Deus.

A Palavra diz: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8:28). Há um propósito para as nossas vidas. Lembre-se: TUDO apenas cooperou para o seu bem, hoje pode não entender, mas eu creio que na Eternidade, por causa deste processo chamado Santificação, por vezes doloroso, contribuirá para VIVERMOS O MELHOR DE DEU QUE AÍ SIM EU POSSO DECLARAR: ESTÁ POR VIR!!

16 de janeiro de 2012

EU CANSEI DE ESPERAR...


Sempre acreditei que eu poderia falar qualquer coisa para Deus. Sempre acreditei que poderia chegar diante dEle e abrir meu coração, falar as minhas dores, meus medos, minhas preocupações. Sempre soube que Ele me ouviria.

Mas dessa vez, eu não acreditei. Dessa vez, foi diferente. Não tive fé. Sabia que tinha muitas coisas a contar a Ele. Sabia que deveria derramar todo o peso do meu coração aos Seus pés. Mas eu não queria fazer. A dor era minha e com certeza Deus não entenderia essa dor. Pensei que Ele não tivesse nada a ver com isso, então, preferi deixá-Lo de fora.

Entretanto, Deus sempre arruma um jeito de chamar a minha atenção. Seja através da leitura da Palavra, seja através de um testemunho, uma música, ou algo assim. E dessa vez, Ele escolheu um livro.

Deus, novamente, me chama a atenção. Daquele jeito lindo que só Ele sabe fazer. No livro, dizia mais ou menos assim: “Conte a Deus, angustiado se necessário, o horror da espera. Expresse seu pânico. Nesses momentos, o melhor mesmo é orar.”

Ok Deus. Tentarei mais uma vez. Meio sem vontade, confesso, entro na Tua presença. De joelhos, busco Tua face, mas não a vejo. Tento te escutar, mas não consiga. Incrédula e sem acreditar que me ouviria, resolvo falar com Você mesmo assim. Pois eu não preciso te ver, pra saber que está presente.

Eu tinha certeza que Você me ouviria. Mas a minha falta de fé me levou a pensar que Você não me entenderia. E eu tinha quase certeza que não me entenderia.

Me agarrando nesses tolos pensamentos, comecei a orar:

-Senhor, eu quero falar com Você, mas acho que Você nem entende o que está se passando aqui no meu coração. Sabe, eu ando bem cansada ultimamente. Cansada de esperar!!! Cansei de esperar por tanta coisa sabe. Não quero mais esperar!

Cansei de esperar para ver meus sonhos se realizando. Cansei de esperar pelo Teu tempo! Cansei de…

- Pois é… eu também cansei! Eu entendo você, minha pequena.

- Jesus??? É Você??  Como assim?

- Cansei de esperar para poder voltar à Terra e levar a minha igreja, o meu povo. Eu quero tanto, tanto estar logo com vocês, que essa espera está Me consumindo. Estou esperando pelo momento certo. Ansioso espero! Eu entendo o que você sente. Quando você diz que cansou de esperar e não agüenta mais, eu entendo. Eu sinto essa dor também. Mas Eu não sei o dia e nem a hora que isso vai acontecer! Só o Pai sabe. Assim como você também não sabe nem o dia e nem a hora que teus sonhos se transformarão em realidade.

- É…

- E temos que levar em consideração outro fator. Se Eu, Jesus, não tivesse escolhido renunciar minhas vontades, teria estragado os planos de Deus, não teria tido Cruz, mas o amor e a obediência fizeram com que eu renunciasse a minha vontade. Depois de tudo, estragarei tudo agora, sendo precipitado, ansioso? De maneira alguma, não é mesmo?
Tem tantas pessoas que não Me conhecem ainda, e com certeza, Ele não quer que eu volte para buscar o meu povo, antes que se cumpra os planos dEle e a vontade dEle. Da mesma forma você, minha pequena. Se tentar fazer as coisas da tua forma, de acordo com a tua vontade, vai acabar atrapalhando os planos do Pai.
Meter os pés pelas mãos não é uma boa ideia. Você tem que aprender a esperar. E aprender a ouvir. E precisa renunciar o seu “eu” e renunciar a sua vontade!E não quero mais ouvir você dizendo que Eu não entendo a sua dor… tá bom? *

*Baseado em uma história real

E você? Também cansou de esperar? (Pati Geiger - site: Eu escolhi esperar.)


O Sonho de Deus para Abraão!


O Senhor trouxe este texto para mim em 09/12/2009. Quando o li pela primeira vez, nossa a alegria voltou a esperança renasceu...o tempo passou, e quando percebi, estava como Sara tentando ajudar a Deus. Muitas, mas muitas coisas deram errado, não porque Deus errou, mas porque eu não tive a paciência de esperar! Novamente Deus trouxe Ele ao meu coração, Deus não desiste nunca!!

Leia, e quero dizer a você não importa o tempo, não importam os problemas, e até mesmo suas atitudes erradas e precipitadas. Deus quando promete cumpre, Ele só quer te preparar para receber o que tanto tem buscado no Senhor, para não perder a satisfação da promessa realizada e desfrutada junto a Ele...O Senhor irá aglutinar os seus sonhos nos sonhos que Ele tem para você! Creia!!

"...Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade"
Gênesis 15.5

O sonho de Abrão tinha a dimensão de sua humanidade, configurada e bem representada pelas dimensões de sua tenda, o sonho de Abrão, tinha o tamanho de seu espaço, estava confinado e reduzido ao pequeno horizonte daquele lugar, assim são os nossos sonhos eles têm as nossas limitações, crescem até onde os nossos olhos alcançam e muitas vezes os confinamos e os reduzimos ao tamanho e espaço de nossas pequenas tendas e aí muitas vezes acabamos sufocando esses sonhos , que vão sendo asfixiados e destinados a morte e é exatamente nessa hora que Deus se revela como o Deus que sonha. 
Deus diz a Abrão: Abrão o teu sonho é ter um filho, um herdeiro? Então sai de dentro desta tenda, sai das tuas limitações, derruba as tuas muralhas, sai do teu confinamento quero te mostrar que eu também sonho e tenho um sonho para ti, (na verdade Deus tem um sonho especial para cada um de nós) parece que estou vendo Deus dizer a Abrão: Abrão o teu sonho é do tamanho da tua tenda e o meu é do tamanho da minha tenda, vem aqui fora e olha as estrelas, conta-as se é que o podes, este é o meu sonho para você Abrão: uma descendência tão numerosa quanto as estrelas que você está vendo agora no céu, permita que o meu sonho aglutine o seu e creia que prá mim não há limites, não há impossíveis e em mim os sonhos não se frustram, quem sonha comigo não sonha em vão. 
Veja como é maravilhoso; O Sonho de Deus transformou-se numa maravilhosa promessa para Abrão. Ele que até então estava deprimido por ver o seu sonho envelhecendo com ele, tendo o gosto amargo da frustração em sua boca durante tanto tempo, agora encontra-se com o Deus que sonha e que transforma sonhos em perfeitas possibilidades. ( tirado de um site )

JONATHAN EDWARDS e o legado de um pai...


Amo quando Deus confirma o que disse ao meu coração há alguns dias...estou aprendendo a ouvir a voz de Deus...quero mais Senhor!
Jonathan Edwards nasceu em 1703 em Windsor Connecticut. Ele era o único filho homem entre dez filhas, seu pai, Timothy Edwards era pastor, e sua mãe, Esther Stoddard era filha de Solomon Stoddard, um famoso reverendo da época.
Solomon Stoddard, avô de Edwards, era um Puritano em todo significado da palavra, foi o líder espiritual da cidade de Northampton, Massachusetts por 57 anos.
Dois anos antes de sua morte, seu neto Jonathan Edwards subiu de pastor assistente para pastor.
Jonathan Edwards aprendeu muito com o avô principalmente a importância de trabalhar duro e estudar bastante. Ainda bem novo, Edwards aprendeu a escrever. O pai dele lhe ensinou o latim e outros idiomas como grego e hebraico. Aos seis anos de idade ele já conseguia conjugar os verbos em latim.
O domínio destes idiomas lhe ajudaria depois a ser um perito em estudos da Bíblia Sagrada e um mensageiro poderoso da Palavra de Deus.
Aos 13 anos de idade, Jonathan Edwards entrou na Faculdade de Yale, e lá estudou teologia. E como aquele garoto amava estudar. Ele freqüentemente passava 14 horas por dia estudando sobre a Palavra de Deus.
Em 1720, Edwards se formou em Yale, como o primeiro de sua classe. E começou cedo na carreira pastoral. Edwards lutou para resgatar o significado de verdadeira revivificação cristã.
Sua geração foi a segunda geração dos Puritanos. A primeira geração tinha trabalhado duro e sido muito diligente para semear a semente do evangelho e fazer da América um lugar no alto da Colina, onde fossem resgatadas muitas vidas para o Senhor.
Mas agora, a segunda geração tinha perdido muito seu desejo espiritual. Eles tinham perdido a vontade e o zelo necessários para continuar a expansão do reino de Deus.
Assim Edwards começou uma de suas séries de sermões, com muita oração para acordar a congregação sonolenta que tinha se envolvido demais com seus próprios negócios e suas próprias vidas, deixando em segundo lugar a vontade de Deus, se preocupando mais com sua vida cotidiana do que com Cristo e seu reino. Em 1731, Edwards pregou a mensagem: ” Deus se glorificou na dependência do homem.” Nisto, ele atacou o liberal argumento, que pecado somente era uma condição de ignorância. Ele acreditava que o pecado humano 
era uma inimizade inerente contra Deus e que a salvação significava uma mudança de coração.
Esta mensagem desafiou os cristãos a procurarem em seus corações seus mais íntimos pecados e se arrepender de cada um deles. Sem dúvida Edwards foi um grande homem de Deus que muito colaborou, direta e indiretamente, para o reavivamento bíblico, e para que hoje eu e você possamos conhecer a Palavras de Deus e seu significado. 

Contudo, em nenhuma área Edwards foi mais bem sucedido do que em seu papel como pai. Edwards e sua esposa Sarah tiveram onze filhos. Apesar de um horário de trabalho rigoroso que incluía acordar às 4:30 da manhã ler e escrever em sua biblioteca, viagens extensas, e reuniões administrativas infinitas, ele fazia questão de dedicar muito de seu tempo aos seus filhos.
Apesar de sua vida agitada, Edwards se comprometeu a passar pelo menos uma hora por dia com eles, principalmente lhes ensinando princípios cristãos.
E se ele perdesse um dia porque estava viajando, acumularia essas horas e as passaria com os filhos quando voltasse.
Sem dúvida Edwards deixou um importante legado aos seus filhos, assim como seu avô havia deixado para seu pai, e seu pai deixará para ele.
O dicionário Aurélio nos diz que legado é um valor previamente determinado, ou objetos previamente individuados, que alguém deixa a outrem. E o principal legado que Edwards deixou a seus filhos foram seus princípios cristãos.
Recentemente, o estudante Benjamim B. Warfield de Princeton encontrou, depois de muitas pesquisas, 1.394 descendentes conhecidos de Edwards. E nessa pesquisa podemos constatar o maravilhoso legado que Edwards deixou aos seus descendentes através de sua vida cristã. Dos 1.394 descendentes de Edwards:
3 se tornaram presidentes de universidades,
3 senadores dos Estados Unidos
30 juizes
100 advogados
60 médicos
65 professores de universidades
75 oficiais de exército e marinha
100 pregadores e missionários
60 escritores de destaque
1 vice-presidente dos Estados Unidos
80 altos funcionários públicos,
250 formados em universidades, entre eles governadores de Estados e diplomatas enviados a outros países.
Os descendentes de Jonathan Edwards não custaram ao Estado um dólar. Por outro lado, Benjamim B. Warfield também pesquisou a vida deMax Jukes, um famoso ateu, contemporâneo a Edwards, o qual freqüentemente atacava os discursos, a ideologia e as pregações de Edwards. Max Jukes, o ateu, viveu uma vida ímpia, casou-se com uma jovem ímpia, e também deixou um legado para seus descendentes, da descendência dessa união entre Jukes e sua esposa, pesquisada por Benjamim, constatou-se que de todos seus descendentes encontrados: 

310 morreram como indigentes.
150 foram criminosos, sendo 78 assassinos
100 eram alcoólatras
Mais da metade das mulheres, prostitutas
Os 540 descendentes de Jukes custaram ao Estado 1.250.000 dólares.
A história de Jonathan Edwards é um exemplo do que alguns sociólogos chamam a “regra das cinco gerações.” Como um pai cria seus filhos e o amor que eles dão, os valores que ensinam, o ambiente emocional que oferecem, a educação que provêem, não só influencia seus filhos, mas as quatro gerações seguintes. Em outras palavras, o que os pais fazem pelos seus filhos permanecerá pelas próximas cinco gerações.
O exemplo de Jonathan Edwards nos mostra a importância de deixarmos esse legado cristão aos nossos filhos.
Mas a teoria das cinco gerações trabalha de ambos os modos. Se não nos esforçarmos para sermos bons pais e transmitirmos princípios cristãos, nossa negligência pode infestar gerações. Considere o caso de Max Jukes.
Max Jukes teve problemas com a bebida, que o impediu de manter um trabalho fixo. Também o impediu de demonstrar muita preocupação pela esposa e os filhos.
Claro que isto não significa que as pessoas simplesmente são um produto direto de seus pais, ou que seu futuro está determinado pela sua descendência.
Houve muitos que descenderam de homens como Jukes e superaram grandes obstáculos para ter sucesso. Outros só vieram de casas amorosas como Edwards e causaram grandes problemas. Mas estas são as exceções, não a regra.
As histórias de Jonathan Edwards e Max Jukes oferecem lições poderosas sobre o legado que nós deixaremos como pais. Daqui a cinco gerações é bem provável que as nossas realizações profissionais serão esquecidas. Na realidade, nossos descendentes podem pouco saber sobre nós ou nossas vidas. 
Mas o modo como somos pais hoje e princípios que transmitimos afetarão diretamente não só nossos filhos, mas também nossos netos, bisnetos e as gerações que se seguem.
Como dizia Edwards: Deus fez todas as coisas com um propósito, e Deus também tem um propósito para todos nós, Nenhum homem vive em vão, todos nós deixaremos um legado. Qual será o seu?
“Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer… Sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada”. (Salmos 112.1-2)


Extraído do Site:http://sostenesmendes.wordpress.com/

12 de janeiro de 2012

Quem tem ouvido ouça, o que o Espirito diz...(Prosperidade Financeira)


Deus sempre nos surpreende. Semana passada eu fui desafiada para pregar sobre "Prosperidade Financeira". Confesso,  não me senti a vontade, pois nunca havia abordado este tema. Aceitei o convite, pedi a Deus orientação e que me auxiliasse neste assunto. O Primeiro texto que o Senhor trouxe ao meu coração foi o de Deuteronômio 28.1-14. Ele está formando seu povo, e pede para que esta nação que está para ser formada ande nos seus mandamentos e estatutos, cumpra a sua vontade, e consequentemente haverá bênçãos em seu caminho, o Senhor quer guiar a vida de seu povo.

O tempo passa e chegamos ao novo testamento e temos então no Evangelho de Mateus capitulo 6, a partir do versículo 19, Jesus chamando atenção do seu povo, fechando este pensamento com o versículo: Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça e todas ESTAS coisas vos serão acrescentada.

Então nos vem a pergunta quais são Estas coisas? Comer, Beber e Vestir. Jesus se compromete a não nos deixar faltar o básico para nossa sobrevivência. A dificuldade do ser humano está em que sempre queremos mais, nunca estamos satisfeito com o que temos. Trabalhamos exageradamente para ter, e quando nos apercebemos, estamos distante de nossa família, igreja, amigos.

Sem contar que na ânsia de ter, nos endividamos, gastamos mais do que ganhamos, então entramos na tal da "economia" segundo o nosso padrão: Cortamos o Dizimo. Afinal, ninguém colocará nosso nome no SPC, SERASA, ou irá bater palma na parta da sua casa cobrando esta divida, e nos afastamos dos Mandamentos do Senhor.

Ser próspero, não é errado. Desde que aprendamos que tudo que temos vem do Senhor, e o Senhor quer nos ensinar a sermos bons ADMINISTRADORES dos nossos bens. Eu entendo que se andarmos segundo os mandamentos e estatutos que o Senhor nos deixou, Ele estará conosco, nos ajudando a nunca faltará o básico para nossa sobrevivência - Comer, Beber e Vestir. E ao termos mais, vamos saber que esta PROSPERIDADE, não é para mim, para satisfazer o meu egoísmo, e sim para AUXILIAR O PRÓXIMO, INVESTIR NA MISSÃO DO REINO.

Me deparei também, enquanto preparava este sermão com uma estatística da ONU:
*Cerca de 100 milhões de pessoas estão sem teto;
*1 bilhão de analfabetos;
*1,1 bilhão de pessoas vivem na pobreza, destas, 630 milhões são extremamente pobres, com renda per capta anual bem menor que 275 dólares;
*1,5 bilhão de pessoas sem água potável;
*1 bilhão de pessoas passando fome;
*150 milhões de crianças subnutridas com menos de 5 anos (uma para cada três no mundo);
*12,9 milhões de crianças morrem a cada ano antes dos seus 5 anos de vida;
*No Brasil, os 10% mais ricos detêm quase toda a renda nacional.

E diante de tudo que o Senhor falou ao meu coração, e olhando para a comunidade onde pastoreio, cheguei a uma conclusão, não poderia levantar um CLAMOR POR PROSPERIDADE, diante deste quadro que a ONU nos apresenta, somos Prósperos, e seria ao meu ver, uma hipocrisia diante de Deus. Pois nossos problemas financeiros, são frutos da nossa má administração.

Então desafiei a Comunidade, a colocar diante de Deus o seu salário, e os seus gastos, e pedir para que neste ano de 2012, o Senhor nos torne ADMINISTRADORES FIÉIS DOS BENS QUE ELE NOS TEM CONFIADO. E tenho convicção de que seremos pessoas PRÓSPERAS, dentro do padrão bíblico, e não deste mundo capitalista.

O que me surpreende em Deus, é que hoje ao meditar no NO CENÁCULO, a meditação vem de encontro com o que o Senhor falou ao meu coração.

Amado/a irmã, se chegou até aqui nesta leitura, creio que o Espirito Santo quer falar ao teu coração. Não clame por prosperidade Financeira, Clame para que o Senhor o torne um administrador fiel de seus bens, e você se surpreenderá com a  prosperidade que alcançará a tua vida, o teu lar, e a tua igreja. E através da sua vida, muitos outros serão alcançados pela Prosperidade de Deus - e terão suas necessidades básicas supridas, como eu e você temos HOJE!

6 de janeiro de 2012

Pais, Educadores!







“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”  Provérbios 22:6

Por muito tempo eu reduzi o versículo acima aos fatos de os pais terem a responsabilidade de Educarem seus filhos os levando a Igreja. Pois ali aprenderiam a fé cristã, desenvolveriam o hábito de ir a igreja, e consequentemente uma geração levaria a outra geração, e não teríamos famílias se afastando deste caminho.
Mas estes dias, o Espirito Santo trouxe novamente ao meu coração este versículo, e começou a ministrar em minha vida. Eu estava sendo simplista demais,  reduzindo o caminho a “tradição de ir a Igreja”. Como se a Igreja tivesse o compromisso de perpetuar gerações cristãs!
Estamos vivendo tempos de desagregação familiar, era comum num passado recente, vermos bisavós, avós, filhos, pais e netos dentro de uma determinada “denominação”. Hoje, já é raro ver pais e filhos, quem dirá outros segmentos!
Educar significa formar a inteligência, o coração e o espírito. E isto não é tarefa da Igreja, e muito menos do Estado, com a Educação escolar. É papel fundamental das famílias, dos pais. Em casa os pais são os primeiros educadores, são de vital importância para moldar seus filhos.
E educação não é mandar, o Educador tem que se tornar modelo, exemplo, no falar, no agir, no tratar. Se a criança cresce num lar onde o grito prevalece, ela irá entender que tudo na vida se ganha no grito. Se em casa ela é polpada de não enfrentar as consequências, logo, na idade adulta também não terá responsabilidade quanto aos seus atos.
A criança ou ela irá reproduzir o que tem em casa, brigas, violência, fé, insegurança, hábito de ir a igreja, não ir a igreja, respeitar, não respeitar, ser cristão, não ser cristão.  Ou ela irá rejeitar, por ter lido durante toda sua infância através de seus educadores que “aquele caminho”, traz sofrimento, dor, ou é lhe é desagradável.
Claro, há exceções! Há adultos que se tornaram bons exemplos, mas se for olhar para sua vida familiar, não tiveram pais educadores. Só não podemos esquecer que exceção é algo que se afasta do comum e usual, seria um contar com a sorte!
E quando Deus, diz em sua palavra que os filhos são “herança” do Senhor (Salmos 127:3), eu entendo que Ele os deu para que seus pais, educadores, moldassem sua inteligência, coração e espírito, segundo os mandamentos de Deus. Por isso, os judeus tinham uma grande preocupação que até os 12 anos a educação de seus filhos fosse tarefa do lar, pois havia uma ordem de Deus para eles: “Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres; para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em que os guardes, para que te vá bem, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor Deus de teus pais. Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” Dt 6.1-9.
Amados pais, educadores, que ainda tem sob sua responsabilidade os pequeninos do Senhor, que grande tarefa o Senhor confia em suas mãos. Por isso eu te pergunto como você pai e mãe se tratam,  se respeitam, se falam? Seus filhos só têm a vocês para se espelharem. Como está a sua fé, seu relacionamento com a Igreja de Cristo. Como você está apresentando seu pastor ou pastora a eles? Que valor a Bíblia tem na educação em teu lar?
A criança de hoje, é o adulto de amanhã, reproduzindo ou rejeitando o que ele vê em você! Esta responsabilidade é irrevogável, Deus não pedirá conta ao pastor da igreja, e muito menos a igreja, a sociedade ou ao governo. Mas Ele pedirá conta a você, pai e mãe, pelo que fez a cada um dos seus pequeninos.
Eduque, seja exemplo, a criança no caminho, postura que você toma diante de todas as situações que a vida apresenta, pois há uma promessa do Senhor para você: pois o seu filho até quando envelhecer não se desviará dele, do caminho da retidão!
Que o Senhor nos torne fiéis no ensino de sua Palavra aos filhos que ele confiou ao nosso cuidado. A Palavra de Deus não volta vazia. Creiamos nela e a usemos para moldar a inteligência, o coração e o espírito  dos nossos filhos!