6 de janeiro de 2012

Pais, Educadores!







“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”  Provérbios 22:6

Por muito tempo eu reduzi o versículo acima aos fatos de os pais terem a responsabilidade de Educarem seus filhos os levando a Igreja. Pois ali aprenderiam a fé cristã, desenvolveriam o hábito de ir a igreja, e consequentemente uma geração levaria a outra geração, e não teríamos famílias se afastando deste caminho.
Mas estes dias, o Espirito Santo trouxe novamente ao meu coração este versículo, e começou a ministrar em minha vida. Eu estava sendo simplista demais,  reduzindo o caminho a “tradição de ir a Igreja”. Como se a Igreja tivesse o compromisso de perpetuar gerações cristãs!
Estamos vivendo tempos de desagregação familiar, era comum num passado recente, vermos bisavós, avós, filhos, pais e netos dentro de uma determinada “denominação”. Hoje, já é raro ver pais e filhos, quem dirá outros segmentos!
Educar significa formar a inteligência, o coração e o espírito. E isto não é tarefa da Igreja, e muito menos do Estado, com a Educação escolar. É papel fundamental das famílias, dos pais. Em casa os pais são os primeiros educadores, são de vital importância para moldar seus filhos.
E educação não é mandar, o Educador tem que se tornar modelo, exemplo, no falar, no agir, no tratar. Se a criança cresce num lar onde o grito prevalece, ela irá entender que tudo na vida se ganha no grito. Se em casa ela é polpada de não enfrentar as consequências, logo, na idade adulta também não terá responsabilidade quanto aos seus atos.
A criança ou ela irá reproduzir o que tem em casa, brigas, violência, fé, insegurança, hábito de ir a igreja, não ir a igreja, respeitar, não respeitar, ser cristão, não ser cristão.  Ou ela irá rejeitar, por ter lido durante toda sua infância através de seus educadores que “aquele caminho”, traz sofrimento, dor, ou é lhe é desagradável.
Claro, há exceções! Há adultos que se tornaram bons exemplos, mas se for olhar para sua vida familiar, não tiveram pais educadores. Só não podemos esquecer que exceção é algo que se afasta do comum e usual, seria um contar com a sorte!
E quando Deus, diz em sua palavra que os filhos são “herança” do Senhor (Salmos 127:3), eu entendo que Ele os deu para que seus pais, educadores, moldassem sua inteligência, coração e espírito, segundo os mandamentos de Deus. Por isso, os judeus tinham uma grande preocupação que até os 12 anos a educação de seus filhos fosse tarefa do lar, pois havia uma ordem de Deus para eles: “Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres; para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em que os guardes, para que te vá bem, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor Deus de teus pais. Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” Dt 6.1-9.
Amados pais, educadores, que ainda tem sob sua responsabilidade os pequeninos do Senhor, que grande tarefa o Senhor confia em suas mãos. Por isso eu te pergunto como você pai e mãe se tratam,  se respeitam, se falam? Seus filhos só têm a vocês para se espelharem. Como está a sua fé, seu relacionamento com a Igreja de Cristo. Como você está apresentando seu pastor ou pastora a eles? Que valor a Bíblia tem na educação em teu lar?
A criança de hoje, é o adulto de amanhã, reproduzindo ou rejeitando o que ele vê em você! Esta responsabilidade é irrevogável, Deus não pedirá conta ao pastor da igreja, e muito menos a igreja, a sociedade ou ao governo. Mas Ele pedirá conta a você, pai e mãe, pelo que fez a cada um dos seus pequeninos.
Eduque, seja exemplo, a criança no caminho, postura que você toma diante de todas as situações que a vida apresenta, pois há uma promessa do Senhor para você: pois o seu filho até quando envelhecer não se desviará dele, do caminho da retidão!
Que o Senhor nos torne fiéis no ensino de sua Palavra aos filhos que ele confiou ao nosso cuidado. A Palavra de Deus não volta vazia. Creiamos nela e a usemos para moldar a inteligência, o coração e o espírito  dos nossos filhos!



Nenhum comentário: